terça-feira, 24 de março de 2020

Líder da Nova União obriga atletas a ficar em casa, e coloca arena à disposição para receber doentes

Dedé Pederneiras coloca sede do Shooto Brasil às ordens do poder público para montar hospital de campanha no local que tem 1.800m², e cita treinos de José Aldo e Ketlen Vieira em casa


- A ordem para a minha equipe inteira é não sair de casa. A gente tem um grupo que todo dia de manhã mando tipo chamada. Todo mundo é obrigado a responder para mostrar que está em casa (...). Estamos tentando fazer nossa parte. Se cada um fizer a sua parte o jogo vira. Estou colocando a minha arena disponível para o poder público usar como hospital de campanha - revelou, citando o local inaugurado em 2017, com 1.800m², para ser a casa da Nova União e do evento Shooto Brasil.

O ex-campeão peso-pena José Aldo e a peso-galo Ketlen Vieira, lutadores da Nova União, têm lutas marcadas para o dia 9 de maio, em São Paulo, no UFC 250. Por conta da suspensão dos treinos, eles têm feito as atividades em casa, e como possível.

- Eles estavam fazendo alguma coisa (na academia até semana retrasada), até mesmo contra a vontade deles porque acham que não tem que ter evento por conta dessa situação, mas tem um contrato rolando. Foi decidido que eles não iam mais sair de casa. A Ketlen está treinando com a (esposa) Giu em casa. O Aldo está dando o jeito dele para bater um saco em casa, pular corda, e treina com a esposa. Cada um está em casa tentando manter a forma como pode, mas em casa. É o ideal? Não é, mas hoje é o necessário para o mundo.

Além de liderar a Nova União, Dedé possui uma academia no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Por lá, as atividades estão suspensas desde o último dia 17. Ele ainda afirmou que o UFC não deu um panorama sobre as próximas lutas, visto que cancelou três eventos em sequência. Num desses, o UFC Londres, o peso-galo Geraldo de Freitas, também da Nova União, acabou sem poder lutar.

- O UFC ainda não falou nada sobre as lutas próximas. Não é o momento de se falar em dinheiro. Muita gente acha que o meu dinheiro vem da minha renda com os atletas, mas não é, ganho com a minha academia e a fechei desde terça. O que me sustenta é minha academia, o meu risco de quebrar é enorme. Mas não tem jeito isso, só dá para voltar a vida normal quando isso passar. Não posso manter o negócio e arriscar a vida das pessoas. Estamos disponibilizando treinos online para fazer em casa.

Na quarta-feira passada, dia 18, o Shooto Brasil anunciou o cancelamento do evento marcado para o dia 24 de abril. Os shows seguintes também foram adiados por tempo indeterminado.

- Cancelei todos os eventos do Shooto até ter uma decisão e acabar com isso. O cara que vai estar ali treinou, não vai ter feito nada sozinho. A partir do momento que você coloca outras pessoas que não moram juntas treinando, você começa a espalhar o grau de contaminação. Se nesse grupo de dois ou três tiver um contaminado, quando ele voltar para casa vai contaminar todo mundo da casa dele provavelmente. E se alguma dessas pessoas sair, contaminam outras. Fico lendo o dia inteiro sobre isso. Nosso grande problema é a curva ser muito grande e muito rápida. Não vai ter hospital para mim, que tenho plano de saúde, e muito menos para quem não tem, não tem hospital que aguente. Não tentar conter tudo isso é loucura. Tenho que fazer parte disso e todo mundo que me acompanha está entendendo isso - concluiu Dedé Pederneiras.