
Seletiva em Manaus reunirá melhores do norte do país em novembro
Selecionados na 'etapa norte' ainda lutarão a final no Rio de Janeiro. Em seguida, campeões representarão o país na 1ª Copa do Mundo de MMA.
Polo de grandes lutadores, Manaus integra a lista de cidades que receberá uma etapa da seletiva da seleção brasileira de MMA amador. Com data prevista para os dias 30 novembro e 01 de dezembro, o evento vai reunir atletas amazonenses e de outros estados do Norte que buscam uma vaga na equipe nacional da modalidade, que disputará a 1ª Copa do Mundo de MMA Amador, no próximo ano, em Las Vegas (Estados Unidos).
No total, a seletiva de Manaus deverá ter a participação de 128 atletas - 16 lutadores para cada uma das oito categorias masculinas (peso-pesado, meio-pesado, médio, meio-médio, leve, pena, galo e mosca). Os três primeiros colocados de cada uma das cinco seletivas serão classificados para a seletiva nacional, que acontece no Rio de Janeiro, entre 19 e 20 de abril de 2014.
De acordo com o presidente da Federação Amazonense de MMA (FEMMA), Laércio Lima, o Amazonas possui grandes atletas amadores à espera de uma oportunidade. A seletiva, segundo Lima, destacará ainda mais o Estado como potência do MMA.
- A possibilidade de o Amazonas emplacar um atleta na final é de 80%. Com atletas muito bons, tanto de Manaus quanto dos municípios do interior, nós temos chance de emplacar representantes nossos. Hoje em dia já não há mais dúvidas de que conseguimos ter o mesmo nível técnico e qualidade de atletas emergentes como outros estados e países - comentou o presidente.
Laércio Lima (Femm/Am) explica ainda que a seletiva em Manaus deve reunir os melhores do Norte. Uma vez classificados, os atletas disputarão a seletiva nacional no Rio de Janeiro, onde, sob os cuidados da Comissão Atlética Brasileira (CAB), vão receber treinamentos para a Copa do Mundo, que acontece em abril de 2014.
Apesar de nada confirmado publicamente pela CAB ou pelo UFC - maior empresa do ramo -, o presidente da FEMMA adianta que os atletas com melhor desempenho na Copa do Mundo em Las Vegas devem, consequentemente, conquistar um contrato com o Ultimate.
- É bem provável que um bom desempenho durante um evento grande, como é o caso da Copa do Mundo, renda aos melhores uma chance no UFC. Não sei de quantas lutas, ou como será o contrato, mas provavelmente os melhores receberão uma oportunidade no UFC – definiu Lima.
Inscrições
As inscrições para lutadores masculinos estarão abertas entre os dias 01 e 31 de outubro no site oficial da CAB . O atleta amazonense que quiser participar precisa ser filiado à Federação Amazonense de MMA (FEMMA), além de ser maior de 18 anos e nunca ter recebido bolsa em eventos de MMA. Apresentações de atestados médicos e exames para hepatite B, hepatite C e HIV, com validade de três meses também serão necessárias.